terça-feira, 21 de novembro de 2017

O Propósito e Benefícios do Treinamento Funcional


O treinamento funcional está ganhando popularidade entre as pessoas. Este tipo de exercício imita os movimentos da vida real e ajuda a prevenir lesões. Quando praticado regularmente, pode aumentar sua flexibilidade e equilíbrio. Como resultado, você poderá fazer atividades cotidianas com segurança e eficiência. Atletas e bodybuilders se envolvem em treinamento funcional para se recuperar de lesões, diversificar seus exercícios ou atingir músculos específicos.

O que é o treinamento funcional?

A maioria dos entusiastas de fitness ouviu falar sobre treinamento funcional, mas apenas alguns sabem o que realmente significa. Esta forma de atividade física existe há décadas. Foi inicialmente usado por fisioterapeutas para reabilitação. Os médicos estavam recomendando isso para pacientes com distúrbios do movimento. O treinamento funcional envolve uma série de exercícios direcionados aos músculos do núcleo da parte inferior das costas e do abdômen. Ao trabalhar esses músculos, você poderá realizar atividades da vida diária com mais facilidade.

O treinamento funcional tornou-se um aliado em muitos planos de treino. Hoje, a maioria das acadêmias oferece aulas de treinamento funcional para pessoas de todas as idades e níveis de fitness. Pesos livres, kettlebells, elásticos e outras ferramentas de fitness são amplamente utilizados. Exercícios de treinamento funcional podem aumentar sua força e resistência, queimar calorias e recuperar os músculos após uma lesão. Eles também apoiam a saúde cardiovascular e melhoram o desempenho físico.

A maioria dos exercícios pode ser feito em casa ou na academia. Os melhores resultados são alcançados quando o movimento é irrestrito. Em contraste, alguns exercícios de força funcionam melhor quando o movimento ocorre em apenas um plano (especialmente no bodybuilding). Dependendo de suas necessidades e objetivos, você pode fazer a caminhada do fazendeiro*, agachamentos, empuxos de cabos de cabeça, elevadores, costeletas e deadlifts. Se você trabalha regularmente, provavelmente você está familiarizado com esses exercícios.

*Caminhada do fazendeiro


A caminhada do fazendeiro é um exercício composto que atinge todos os grupos musculares de uma vez, com o diferencial de treinar o corpo para atividades fora da academia. Não podemos subestimar a importância da força da pegada e a habilidade de levantar objetos pesados em outros esportes ou no próprio dia a dia. A caminhada do fazendeiro pode ser o exercício mais “funcional” que existe.

Os Benefícios do Treinamento Funcional

Esse tipo de treinamento é ideal tanto para iniciantes como para atletas profissionais, porque enfatiza movimentos multiplanares que envolvem poder, força e estabilidade. Se for feito corretamente, os exercícios de treinamento funcional podem ajudar os atletas a ficar mais fortes, melhorar o equilíbrio e correr mais rápido . Esses movimentos também fortalecem a parte inferior das costas, ombros, quadril e músculos abdominais profundos.

Os benefícios do treinamento funcional vão além do condicionamento corporal. Os atletas podem treinar para velocidade, força, poder, fitness cardiovascular, flexibilidade, resistência muscular ou perda de gordura. Teoricamente, você pode conseguir tudo o que quiser através do treinamento funcional. Aqui estão alguns dos principais benefícios:

Melhorar o equilíbrio e a coordenação  
É projetado para otimizar o movimento  
Desempenho atlético das incursões 
Aumenta a força e a resistência 
Suporta seus músculos se recuperando mais rápido das lesões - 
Fortalece os músculos do seu núcleo 
Envolve exercícios compostos que imitam os movimentos da vida real 
Adequado para pessoas de todas as idades e níveis de aptidão 
Postura de retros, desequilíbrios musculares e estabilidade dinâmica 
Baixa gordura 
Estresse de stress 
Alivia dor nas costas

O treinamento funcional funciona tão bem porque recruta os estabilizadores do corpo para facilitar o movimento. A maioria dos exercícios ajuda a restaurar a função na parede abdominal e melhorar o tempo de reação.

Esse tipo de treino não precisa necessariamente envolver atividades de treinamento de força. No entanto, existem exercícios específicos e técnicas de treinamento que todos devem fazer. Esses movimentos envolvem os estabilizadores e os músculos periféricos, o que pode aumentar sua amplitude de movimento e prevenir lesões. Uma típica rotina de treinamento funcional pode incluir exercícios em máquinas de cabo, flexões, lâminas, tábuas laterais e dianteiras, impulsos do quadril e reviravoltas russas.
Fonte: http://www.fitnessandpower.com/training/bodybuilding-misc/the-purpose-and-benefits-of-functional-training

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A moderação de comentários foi ativada. Todos os comentários devem ser aprovados pelo autor do blog.