Proporcionar a Educação Física dentro e fora das escolas é crucial para ajudar os jovens a aprender e desenvolver habilidades para a vida.
Uma série de componentes cruciais para se praticar uma educação de qualidade foram identificados pela UNICEF. Estes incluem o esporte e as oportunidades para o jogo, consistente nos direitos da criança e ao desenvolvimento de qualidade.
Foto: Internet
Apesar do reconhecimento do impacto positivo que o esporte tem na educação e no desenvolvimento infantil, a Educação Física está sendo cada vez mais desafiada nos sistemas educacionais em todo o mundo.
Desafios incluem uma diminuição em:
- A quantidade de tempo alocada para a educação física
- O número de profissionais qualificados
- A quantidade de treinamento oferecido para professores de Educação Física e os gastos com recursos necessários para oferecer Educação Física nas escolas
As crianças e os jovens com deficiência enfrentam barreiras adicionais, que limitam (e em muitos casos impedem) a participação na Educação Física e no desporto em muitos países.
Embora os sistema de Educação Física sejam muito diferentes em todo o mundo, um estudo recente realizado em 126 países indicou que a marginalização da educação física é quase universal.
Um grande número de pesquisadores estão se concentrando em estudos comparativos em Educação Física e tem havido exemplos de boas práticas, no entanto, a situação nos países e regiões em desenvolvimento pouco mudou na última década . Isto tem sérias implicações para o acesso a uma educação holística e de qualidade para os jovens, particularmente aqueles que vivem em países em desenvolvimento.
Oportunidades em programas de esportes comunitários
É importante notar que, em alguns países onde a Educação Física é mínima ou inexistente dentro do sistema escolar, as crianças e os jovens podem acessar o desporto e a atividade física através de programas comunitários .
Estes podem ser introduzidos por clubes comunitários, e uma série de outras organizações, ou através de jogos e jogos não estruturados ou casuais. Dadas as taxas muito pobres de frequência escolar, oportunidades para Educação Física e desporto fora das escolas também podem oferecer vantagens educacionais para crianças e jovens.
Desafios com a inscrição na escola
Para o período de 2005 a 2006, a UNICEF estimou que 90 milhões de crianças não estavam inscritas na escola. A taxa de matrícula líquida no ensino secundário é de apenas 52 por cento para os rapazes e 44 por cento para as meninas, em comparação com a taxa de matrícula de 90 por cento para rapazes e meninas nos países desenvolvidos. Por conseguinte, os jovens dos países em desenvolvimento enfrentam um futuro incerto devido a estes relatórios sobre a matrícula escolar.
Fonte: https://www.sportanddev.org/en/learn-more/education-and-child-and-youth-development/physical-education-schools
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