quinta-feira, 20 de abril de 2017

Como ensinar desde cedo o esporte para as crianças?

A educação física é a porta de entrada para a criança começar a gostar de esporte desde cedo
Por Camila Brogliato
As aulas de educação física são há muito tempo colocadas de lado na hora da aula. A hora de suar a camisa, movimentar o corpo, aprender a se relacionar em equipe, saber perder, competir com outras crianças, além de deixar a criança mais saudável e ativa não vem sendo aproveitada pelas escolas como deveria. Mas, será que devemos deixar de ensinar o esporte para as crianças desde cedo?

O esporte é fundamental na formação do indivíduo. É quando a criança aprende que o corpo precisa de movimento, e a quadra poliesportiva deveria ser o ambiente onde ela pode se testar, vivenciar e entender as infinitas possibilidades que o corpo têm para se movimentar. Não é um lugar de competição extrema nem de colocar em pauta quem é um atleta melhor ou pior, mas uma forma de educar por meio do esporte. Mas, não é o que acontece hoje em dia. Pelo contrário. As aulas de educação física quase perderam espaço no currículo obrigatório, e em seu formato atual gera bastante discussão acerca do que traz de bom para as crianças.
Educação Física hoje
Não há profundidade no ensino dos esportes. As crianças apenas experimentam algumas atividades esportivas. Os que têm mais habilidade são chamados para o time escolar, ganham medalhas e são populares. O ambiente de competição acaba excluindo muitas que preferem ficar de fora da educação física – por serem menos habilidosas -, e isso gera uma experiência negativa desde muito cedo, podendo levar as crianças ao sedentarismo e afastar definitivamente a atividade física da vida destes jovens. Esse tipo de modelo competitivo favorece a exclusão, o desinteresse e o bullying escolar – e não favorece a educação por meio do esporte.
Educação Física: educação por meio do esporte
É necessário enxergar a educação física como uma disciplina educativa, como acontece com todas as outras. Nas aulas, o aluno deve aprender e entender a importância da atividade física, do movimento do corpo como parte fundamental da saúde de todos. Talvez, seja preciso uma mudança de cultura entre os educadores para que o esporte seja visto como educação, onde as crianças aprendam sobre os limites do próprio corpo e suas capacidades e habilidades motoras, para que elas se sintam permanentemente estimuladas a levar uma vida ativa.
O que você pensa sobre tudo isso? Como seria o modelo ideal para aproximar a criança da vida ativa e inserir o esporte na vida delas desde cedo para que entendam que o movimento do corpo é parte fundamental de uma vida saudável, plena e feliz?
Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/ciencia-ef/treinamento-esportivo/como-ensinar-desde-cedo-o-esporte-para-as-criancas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A moderação de comentários foi ativada. Todos os comentários devem ser aprovados pelo autor do blog.