terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Iniciação ao Basquetebol

Assim como outras modalidades esportivas, o basquete tende a agregar em muito no desenvolvimento da criança, atuando de forma muito acentuada no desenvolvimento motor, controle emocional, psicológico, sentido de disciplina, prevenção do sedentarismo, convivência em grupo, enfim trabalha a criança como um todo.
O treinamento precoce pode causar vários problemas a criança, como estresse e o excesso de carga que poderá levar a lesões musculares. A preocupação com lesões é sempre levada em conta quando se fala em iniciação esportiva, mas não existe somente o risco de lesões, existe também a preocupação com a alimentação, o condicionamento físico, a hidratação, o aquecimento, etc. Para amenizar estes aspectos nesta iniciação esportiva, o basquete é apresentado de forma lúdica, usando uma metodologia menos desportiva e mais educativa, deixando com que a criança aja de forma mais espontânea, dentro das atividades propostas no dia a dia de treinamento, objetivando assim que a criança crie hábitos mais saudáveis e aprenda a respeitar as regras do jogo e o respeito ao próximo, levando isso como hábito para a vida.
A aprendizagem do basquetebol só se tornará eficaz e prazerosa quando a criança obtiver maturidade, motivação, vontade de aprender e quando existir um local específico para a prática da atividade e também um ensino progressivo. 
Com relação aos princípios filosóficos na inicialização do basquetebol é objetivar a integração e a visão principal que são os valores e o comportamento da criança.

Completa Balbino; Paes (2005, p.26)
  • Participação: é preciso jogar para aprender
  • Cooperação: é preciso "jogar com" ao invés de "jogar contra"
  • Co- educação: aluno e professor devem jogar juntos
  • Convivência: é preciso jogar respeitando as diferenças

Para concluir segue alguns dos benefícios adquiridos com a prática do Basquetebol:
  • Em nível motor: desenvolve velocidade, agilidade, força, equilíbrio, coordenação, flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória (aeróbia e anaeróbia)
  • Em nível cognitivo: desenvolve o raciocínio, melhora a percepção espaço temporal, desenvolve a atenção e aumenta o poder de concentração.
  • Em nível afetivo: favorece a cocialização, espírito de luta, controle da ansiedade e auto-estima.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

A moderação de comentários foi ativada. Todos os comentários devem ser aprovados pelo autor do blog.