quinta-feira, 15 de março de 2018

Banco do Alimento sedia o 8º Encontro de Educação Alimentar e Nutricional

Representantes de associações de bairros e entidades sem fins lucrativos debateram sobre os desafios, conquistas e evolução de políticas públicas em relação à educação alimentar no Brasil
Fotos: Henrique Vivan

Na tarde de quarta-feira (14 de março) o Banco de Alimentos, da Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, promoveu o 8º encontro do projeto “Pontes Estratégicas de Alianças – Multiplicadores de Educação Alimentar e Nutricional” destinado aos representantes de associações moradores dos bairros e entidades sem fins lucrativos da área de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras II, do bairro Centenário).

Localizado na Rua Monte Castelo, nº 209, no Centro de Lages, o Banco de Alimentos é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar que tem por objetivo a redução do desperdício, o reaproveitamento integral e a promoção de hábitos alimentares saudáveis. Os representantes presentes no encontro dos bairros Centenário, Morro Grande, Santa Catarina, Santa Clara, Santo Antonio e Araucária participaram de uma dinâmica da linha do tempo sobre os desafios, conquistas e evolução de políticas públicas em relação à educação alimentar no Brasil. 

Segundo o assistente social do Banco de Alimentos, Pedro Miguel Muniz, os encontros acontecerão toda segunda quarta-feira de cada mês, cujo objetivo é contribuir com a redução da fome de populações em situação de vulnerabilidade social, assistidas ou não pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “O ideal é que os produtos sejam entregues prioritariamente para os grupos de alta complexidade, envolvendo os dois Serviços de Acolhimento Individual de Crianças e Adolescentes (SAICA I e II), as Casas Asilares e o Acolhimento POP. Posteriormente, para Associações de Moradores e as entidades sem fins lucrativos. Atualmente são 10 associações e 10 entidades sem fins lucrativos cadastradas. Só em 2017, foram distribuídos 197.866,6 toneladas de alimentos. Para continuar recebendo os alimentos, é necessário manter o cadastro atualizado junto ao Banco de Alimentos”, ressalta. 

Os produtos são recebidos, divididos, embalados e distribuídos gratuitamente. Cada associação de bairro ou entidade que deseja receber os alimentos deverá informar o CNPJ, endereço do CNPJ, estatuto ou ato de posse, o número de pessoas beneficiadas por família daquela região, o nome completo, endereço, o número de Identificação Social (NIS) e a renda familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A moderação de comentários foi ativada. Todos os comentários devem ser aprovados pelo autor do blog.