A osteoporose ultimamente tem sido vista como um dos maiores problemas de saúde pública, é uma enfermidade degenerativa que atribui a seus portadores a condição de fragilidade de sua estrutura óssea. Essa patologia está ligada à redução de massa óssea, é responsável pela incidência de fraturas em mulheres posterior a menopausa e em homens e mulheres idosos.
Muitas pessoas imaginam que a osteoporose é uma doença apenas de pessoas idosas, porém, a doença não atinge apenas esse grupo especifico de pessoas já que a saúde dos ossos depende de hormônios como calcitonina, vitamina D e paratormônio que regulam o metabolismo do cálcio.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% das mulheres terão pelo menos uma fratura vertebral até os 80 anos. Existem 3 tipos de osteoporose, tipo primaria, que atinge 95% das mulheres, a secundaria e a idiopática.
Alguns medicamentos, dietas pobres em cálcio, consumo em excesso de bebidas alcoólicas e fumo podem contribuir para o surgimento desta doença assim como o envelhecimento natural do nosso corpo.
Portadores de osteoporose não devem cometer se de qualquer exercício físico, atividades propensas a quedas, movimentos bruscos ou torções são prejudiciais.
A Caminhada, treino de bicicleta, dança, natação, exercícios para manter o equilíbrio e postura como o pilates, são algumas das atividades ideais na prevenção contra osteoporose, outro detalhe importante que raramente se é tarde demais para iniciar estas atividades, sendo assim procure um profissional da área e comece a mexer o esqueleto.
Por: Artur Doege Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A moderação de comentários foi ativada. Todos os comentários devem ser aprovados pelo autor do blog.