quarta-feira, 20 de junho de 2018

Abertas as inscrições para o Congresso de Educação do Município de Lages

O evento neste ano será realizado nos dias 26 e 27 de julho, uma quinta e sexta-feira, no Centro Serra Convention Center
A data foi especialmente pensada por ser durante o recesso no calendário escolar, contemplando um maior número de participantes / Fotos: Toninho Vieira

Consolidado no calendário de eventos da cidade, atraindo milhares de congressistas todos os anos, o XIII Congresso de Educação do Município de Lages estará com as inscrições abertas a partir desta quinta-feira (21 de junho), até o dia 22 de julho, pelo site www.educacaolages.sc.gov.br. Os valores são R$ 30,00 para professores da rede municipal e R$ 40,00 para os demais interessados, lembrando que o evento é aberto a toda comunidade. O Congresso neste ano será realizado nos dias 26 e 27 de julho, uma quinta e sexta-feira, no Centro Serra Convention Center.

A data foi especialmente pensada por ser durante o recesso no calendário escolar, contemplando um maior número de participantes. O tema desta edição é “Formação Humana Integral: perspectivas e complexidade de um cenário em transição”. “Temos esta preocupação sobre como trabalhar com os conteúdos, numa perspectiva de instigar os estudantes suas habilidades e competências, dentro da sua condição humana integral, e não somente o conhecimento, mas também habilidades emocionais. Essa complexidade também remete à necessidade do fortalecimento da formação dos professores”, explana Carlos Eduardo Canani, o professor Cadu, que integra a Comissão Organizadora e diretor de ensino da Secretaria da Educação.

Palestrantes de renome

Quatro nomes estão entre os palestrantes principais, sendo eles Anna Penedo, atual presidente do Instituto Inspirare, Emília Cipriano, autora de livros e conferencista em eventos nacionais e internacionais, Márcia Hobold, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), e o Professor Pachecão, conhecido nacionalmente por suas palestras motivacionais.

Grupos de trabalho discutirão temáticas diferentes

A Comissão Organizadora decidiu que neste ano a edição será realizada dentro dos mesmos moldes do ano passado. A abertura, na quinta-feira de manhã, e o encerramento, na sexta à tarde, serão abertos a todos os congressistas. Foram preparadas apresentações culturais para estes momentos.

Já nos outros períodos intermediários, este tempo será aproveitado para a formação de aproximadamente 95 pequenos grupos de trabalho, em oito espaços diferentes, com formato semelhante a oficinas que irão discutir questões mais aprofundadas, dentro da temática. “Este novo formato foi experimental no ano passado e vimos que deu certo, com uma boa aceitação. Ao longo dos anos o Congresso vinha perdendo participantes e na edição anterior conseguimos elevar este número. O evento ganha um caráter científico, com discussões democráticas com temáticas diferentes”, explica o professor Cadu.

Os grupos de trabalho contarão com espaços disponibilizados por instituições parceiras. São elas: a Uniplac, o Colégio Objetivo, o CAV, o Ifsc, o Sesi, o Senai, o Museu Thiago de Castro, o Centro Cultural (antigo Colégio Rosa) e a Unifacvest. Ao todo serão mais de 170 profissionais envolvidos no Congresso, desde os organizadores até professores que se disponibilizam a ministrar as oficinas voluntariamente. “Tivemos muitos parceiros voluntários, o que enriqueceu o evento e fez com que conseguíssemos melhorar os resultados”, diz Simone Feldhaus e Andressa Alano, da Comissão Organizadora.

Seminários paralelos

Uma novidade nesta edição é a realização do II Seminário da Educação Infantil, o I Seminário da Educação Especial e o I Seminário da Educação no Campo, que são eventos paralelos, incorporados dentro do Congresso, atendendo a todos os níveis educacionais, com programações específicas para esses públicos. “Os resultados do Congresso, refletem diretamente em sala de aula, pois vemos os professores muito mais animados, repercutindo através de atividades diferenciadas com seus alunos as discussões do evento”, comenta Andressa Alano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A moderação de comentários foi ativada. Todos os comentários devem ser aprovados pelo autor do blog.