domingo, 25 de novembro de 2018

Eleições definem os novos diretores das escolas municipais

A divulgação oficial dos eleitos será na próxima quarta-feira (28 de novembro) nos murais das unidades escolares
Fotos: Toninho Vieira

Esta sexta-feira (23 de novembro) foi marcada pelas eleições para a escolha dos novos diretores das unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino. O processo iniciou às 8h e encerra às 19h, sem pausa ao meio dia, para contemplar os pais que trabalham e só teriam este período para votação.

O processo eleitoral está sendo realizado em todas as Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), nos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) e também nos núcleos de Escolas Itinerantes, no interior do município. O resultado será apurado ainda hoje, e a divulgação oficial dos eleitos será na próxima quarta-feira (28 de novembro) nos murais das unidades escolares.

O candidato escolhido pela comunidade escolar terá mandato na função de Diretor Escolar pelos próximos três anos. Foram autorizados a votar o diretor em exercício, professores, servidores, alunos a partir do 5° ano, o pai, a mãe ou responsável, sendo que, havendo mais de um dependente na mesma unidade votará uma única vez.

Neste ano ficou determinado que as eleições somente ocorressem nas unidades escolares com mais de cem alunos, através da ementa da Lei nº 891 de 20.06.1985, assinada pelo prefeito Antonio Ceron. Das 75 escolas aptas para as eleições, cinco não apresentaram candidatos.

Nestes casos o futuro diretor deverá ser indicado pela Secretaria da Educação. Nas demais escolas, não havendo quórum com 50% mais um dos votantes da lista, a eleição será anulada e a posse também será por indicação. A votação ocorre com o preenchimento de cédulas, que deverão ser depositadas nas urnas. Na maioria das escolas há candidato único, portanto, a cédula deve ser preenchida com “sim” ou “não”. Cinco unidades contam com dois candidatos.

Escolha de forma democrática

Em todas as escolas, funcionários, alunos, pais ou responsáveis faziam fila para exercer seu direito da escolha democrática, que vai nortear os próximos três anos na comunidade escolar. Nilton Wolff, pai da pequena Fabiele, de quatro anos, fez questão de comparecer no Ceim Filhos dos Funcionários, onde a filha estuda. “É meu terceiro filho que estuda aqui, hoje uma delas tem 15 anos e outro 13, e sempre tive certeza do bom trabalho realizado. Afirmo sem dúvidas que o atendimento não perde para nenhuma escola particular”, comenta.

O pai do Nicolas, aluno do pré-escolar, Reinaldo Borges, diz que sempre participou da vida escolar do filho e esta iniciativa é muito importante para garantir que as escolhas estão sendo acertadas. Assim como as funcionárias do Ceim, Isabel Cristina da Silva e Deise Cristina de Souza, também participaram do pleito. “Estamos bem representadas e queremos a continuação do trabalho excelente que vem sendo realizado, por isso não deixamos de participar”, afirmam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A moderação de comentários foi ativada. Todos os comentários devem ser aprovados pelo autor do blog.