Crescimento físico refere-se a um aumento no tamanho do corpo (comprimento ou altura e peso) e no tamanho dos órgãos. Desde o nascimento até a idade de 1 ou 2 anos, as crianças crescem rapidamente. Após este tempo, o crescimento diminui. À medida que o crescimento diminui, as crianças precisam de menos calorias e os pais podem notar uma diminuição no apetite. Crianças de dois anos de idade podem ter hábitos alimentares muito erráticos que às vezes tornam os pais ansiosos. Algumas crianças podem parecer comer praticamente nada, mas continuam a crescer. Na verdade, eles comem pouco um dia e, em seguida, compensam por comer mais no dia seguinte.
Durante os anos pré-escolares e escolares, o crescimento em altura e peso é estável. As crianças tendem a crescer uma quantidade similar cada ano até que o próximo salto de crescimento principal ocorra no início da adolescência.
Diferentes órgãos crescem a taxas diferentes. Por exemplo, o sistema reprodutivo tem um breve salto de crescimento logo após o nascimento, e muda muito pouco antes da puberdade. Em contraste, o cérebro cresce quase exclusivamente durante os primeiros anos de vida. Ao nascer, o cérebro é um quarto de seu tamanho adulto futuro. Por 1 ano, o cérebro é três quartos de seu tamanho adulto. Os rins funcionam no nível adulto até o final do primeiro ano.
As crianças que estão começando a andar têm um físico amável, com a barriga que fica para a frente e a parte traseira curvada. Eles também podem parecer estar completamente arqueados. Aos 3 anos de idade, o tônus muscular aumenta e a proporção de gordura corporal diminui, de modo que o corpo começa a parecer mais magro e mais musculoso. A maioria das crianças é fisicamente capaz de controlar seus intestinos e bexiga neste momento.
Médicos relatam como as crianças estão crescendo em relação a outras crianças de sua idade e monitorar o ganho de peso das crianças em relação à sua altura.
Comprimento e Altura
Em geral, o comprimento em lactentes normais aumenta cerca de 30% aos 5 meses e mais de 50% aos 12 meses. Os bebês crescem tipicamente cerca de 10 polegadas (25 centímetros) durante o primeiro ano, e a altura em 5 anos é aproximadamente o dobro do comprimento do nascimento. Nos meninos, a metade da altura adulta é atingida por cerca de 2 anos. Nas meninas, a altura aos 19 meses é cerca de metade da altura do adulto.
Dentes
O momento da erupção dentária varia, principalmente por razões hereditárias. No entanto, a erupção dos dentes também pode ser retardada por transtornos como raquitismo, hipopituitarismo, hipotireoidismo ou síndrome de Down.
Os dentes inferiores da frente geralmente começam a aparecer na idade de 5 a 9 meses. Dentes da frente superior geralmente começam a aparecer por 8 a 12 meses. Em média, os bebês devem ter 6 dentes por 12 meses, 12 dentes por 18 meses, 16 dentes por 2 anos, e todos os 20 de seus dentes (deciduous) de bebê por 2 ½ anos. Dentes de bebê são substituídos por dentes permanentes (adultos) entre as idades de 5 anos e 13 anos. Dentes permanentes tendem a aparecer mais cedo em meninas.
Peso
Os recém-nascidos normalmente perdem 5 a 8% do peso ao nascer durante os primeiros dias de vida. Eles recuperam esse peso no final das primeiras 2 semanas. Após este período de tempo, recém-nascidos normalmente ganham cerca de 28 gramas por dia durante os primeiros 2 meses, e 0,45 Kg por mês depois disso. Este ganho de peso tipicamente resulta em uma duplicação do peso ao nascer aos 5 meses de idade e uma triplicação em 1 ano. Nos últimos anos, mais crianças desenvolveram obesidade. Algumas crianças tornam-se obesas em tenra idade.
Gráficos de peso e comprimento para bebês
Durante o primeiro ano de vida, o peso de um bebê e comprimento são traçadas a cada visita médica para se certificar de que o crescimento está a decorrer a uma taxa mormal. Percentua são uma maneira de comparar bebês da mesma idade. Para uma criança no percentil 10 para peso, 10% das crianças pesam menos e 90% pesam mais. Para uma criança no percentil 90, 90% das crianças pesam menos e 10% pesam mais. Para uma criança no percentil 50, 50% das crianças pesam menos e 50% pesam mais. De maior significado do que o percentil real é qualquer mudança significativa no percentil entre visitas do médico.

Gráficos de altura e peso para meninos e meninas
![]()
Fonte: http://www.msdmanuals.com/home/children-s-health-issues/growth-and-development/physical-growth-of-infants-and-children
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A moderação de comentários foi ativada. Todos os comentários devem ser aprovados pelo autor do blog.